Projeto Amigo Oculto Literário é destaque em Arcos

Projeto foi implantado na Escola Estadual Vila Boa Vista em Arcos e foi um sucesso

  • Boa Notícia
  • 15:09:31, SET 09, 2019
  • Atualizada em 09/09/2019 às 15:09:18
  • Fonte: Redação

Um projeto interessante voltado para a leitura foi implantado com sucesso na Escola da Estadual Vila Boa Vista em Arcos.

 

O Projeto "Amigo Oculto Literário" foi iniciado antes das férias de Julho e como o próprio nome diz, era uma amigo oculto, que ao invés dos tradicionais presentes ou chocolates, os alunos deveriam presentear os colegas com Livros.

 

A adesão dos alunos foi total e a novidade agradou a todos, que presentearam e os que receberam os livros.

 

Segundo a Professora de Inglês Cecília Rodrigues Simões que teve a iniciativa do projeto "Amigo Oculto Literário", não houve exigências de que os livros fossem novos e com um valor estipulado. Ainda segundo a Professora Cecília, alguns alunos presentearam os colegas com livros que eles já haviam lido e ou que algum parente ou amigo já havia lido.

 

A única exigência era de que os livros estivessem em bom estado e conservação e que deveria trazer uma história interessante e de valor para o colega.

 

Os alunos tiveram o período de férias e quase todo o mês de agosto para providenciar os livros e também para observar o colega para descobrir suas preferências e acertar em cheio no presente.

 

Foi feita uma lista com sugestões de títulos, apenas para que os alunos tivessem ideias sobre os "presentes literários".

 

Nos dias escolhidos por cada turma para a revelação do "Amigo Oculto Literário", os próprios alunos organizaram "festinhas" levando salgadinhos e refrigerantes para poderem compartilhar com a turma e deixar a atividade mais descontraída.

 

Um detalhe interessantíssimo no "Amigo Oculto Literário" foi que durante a revelação, cada aluno precisava falar do livro que havia providenciado para o colega, ao invés de falar da pessoa como é sempre feito nos "amigos ocultos tradicionais".

 

Ao falarem sobre a história ou gênero do livro, os alunos tiveram de fazer pesquisas e até lerem um pouco da história do livro, para fazerem bonito no dia da revelação.

 

Segundo a Professora Cecília, agora os alunos terão um mês para lerem os livros e entregarem uma ficha literária com perguntas, pré definidas como: gênero do livro, personagens, etc. e também com perguntas específicas de inglês, como por exemplo qual é o título original dos livros, se esse titulo foi traduzido literalmente ou se foi adaptado.

 

O "Amigo Oculto Literário" foi um trabalho em conjunto entre as Professoras: Cecília, Roseli, Raquel, Dayana , Aline e Mauritânia.

 

Parabéns à Professora Cecília Rodrigues Simões pela iniciativa, aos Professores que apoiaram o Projeto "Amigo Oculto Literário", juntamente com a direção da Escola Vila Boa Vista e os alunos que mergulharam na ideia.

 

Iniciativas como essa que fomentam a leitura, merecem ser destacadas e aplicadas em outras Escolas de Arcos e também da região.

 

A leitura abre novos mundos e contribui imensamente para uma educação de qualidade e  para a formação de cidadãos e cidadãs mais conscientes.

Por Ronaldo Ribeiro

Jornalista: MG-18.291

WhatsApp: (37)9 9808-8020

E-mail:arcosnoticias@gmail.com

Comentários

Voltar

Veja também

Siga-nos