O que a Doença de Parkinson?

É uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células responsáveis pela produção de dopamina (um neurotransmissor que controla os movimentos).

A sua causa ainda é desconhecida.

A doença afeta as pessoas de formas diferentes.

Continua após a publicidade

Não existem exames específicos para o diagnóstico. O mesmo é feito com base no histórico médico do paciente, avaliação de seus sinais e sintomas, exame neurológico e físico.

SINTOMAS: Lentidão dos movimentos (bradicinesia), rigidez articular, tremor em repouso, instabilidade postural, alterações da marcha, depressão, dor, alterações respiratórias e circulatórias.

TRATAMENTO: O principal objetivo é aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença, já que esta não tem cura.

O tratamento é baseado em uma série de fatores, incluindo sintomas atuais, idade (sendo mais comum em idosos), perfil de efeitos colaterais e atividade diária do paciente.

Continua após a publicidade

Além do tratamento medicamentoso, um programa de exercícios elaborados por um fisioterapeuta é imprescindível. Este deve incluir exercícios cardiorrespiratórios, de resistência, flexibilidade, além de marcha e equilíbrio.

A família tem um papel fundamental na vida do paciente com Doença de Parkinson no sentido de apoiá-lo, ampará-lo e estimulá-lo nas atividades de vida diária.


Em Arcos, você conta a Fisioterapeuta Julia Rosa
Agende sua consulta pelo telefone: (37) 99845-9424

Continua após a publicidade