Alguém mais, além de mim, fica com a impressão de que o celular se tornou uma extensão das mãos? Kkk brincadeirinha... com um fundo de verdade. Tenho ficado um pouco preocupada com o excesso de tecnologia a que todos nós estamos expostos diariamente, minha preocupação fica ainda maior, quando penso em nossas crianças. Infelizmente, tenho visto adultos e crianças totalmente viciados e dependentes do celular para tudo. Nada contra as tecnologias, mesmo porquê elas fazem parte da minha vida e eu sou totalmente adepta a elas, meu incômodo está no excesso que venho percebendo nas minhas convivências.

Eu vejo e reconheço o quanto as redes sociais se tornaram importantes para as nossas vidas, a partir delas conseguimos nos conectar com amigos, familiares e até mesmo estranhos de todo o mundo. No entanto, o impacto delas em nossa saúde mental pode ser complexo e, em muitos casos, desafiador, se não soubermos usá-la de forma adequada.

A quantidade avassaladora de informações nas redes sociais muitas vezes nos coloca em um estado de constante sobrecarga. A pressão de compartilhar uma vida feliz e perfeita, pode ser esmagadora. Em vez de nos sentirmos mais conectados, muitas vezes nos sentimos mais isolados e inadequados. É como se estivéssemos mais próximos dos outros, mas a jornada individual se tornou ainda mais solitária para muitos. Recebo muitos depoimentos de mulheres em minhas redes sociais, relatando suas dores e falta de amor próprio, com sentimentos de menos valia, devido a comparações com pessoas das redes sociais, em vídeos totalmente editados, que não refletem a vida real.

De acordo com alguns dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil enfrenta desafios significativos em relação à saúde mental. Os dados mostram que a depressão afeta 5,8% da população brasileira, enquanto a ansiedade afeta 9,3%. A pressão das redes sociais pode contribuir para essas estatísticas alarmantes, à medida que as comparações com as vidas aparentemente perfeitas de outros podem aumentar os sentimentos de inadequação e ansiedade das pessoas “reais”.

Continua após a publicidade

É importante lembrar que as redes sociais nem sempre representam a realidade. Muitas vezes, o que vemos são apenas os momentos felizes e editados da vida das pessoas. É fundamental lembrar que ninguém é perfeito, e todos enfrentam desafios e momentos difíceis que não são compartilhados nas redes.

Usar as redes sociais com equilíbrio é fundamental para preservar nossa saúde mental e bem-estar em um mundo cada vez mais digital e interconectado. Vou deixar aqui 5 dicas que eu considero muito importantes na construção desse equilíbrio:

Defina limites de tempo que você gasta nas redes sociais, estabeleça horários específicos, em vez de verificar constantemente as redes sociais ao longo do dia.

Continua após a publicidade

Desative notificações desnecessárias das redes sociais em seu dispositivo. Isso reduzirá as interrupções constantes e a compulsão de verificar as redes a cada nova notificação. Isso foi uma benção para mim, eu voltei a ter o controle da minha vida, acesso quando posso, não permito que a notificação me interrompa.

 Faça uma revisão de suas conexões e das páginas que você segue. Elimine aquelas que não agregam valor à sua vida ou que causam sentimentos negativos. Siga apenas pessoas e páginas que compartilham conteúdo que você considera informativo, inspirador ou relevante para seus interesses e objetivos. Me segue tá... kkk, @marciabertooficial.

Pratique o desligamento: reserve períodos regulares de "desintoxicação digital" em que você se desconecta completamente das redes sociais. Isso pode ser por algumas horas, um dia ou até mesmo um final de semana.

Continua após a publicidade

Esteja presente: quando estiver em família ou com amigos, concentre-se totalmente neles, em vez de ficar distraído com seu dispositivo e redes sociais. Não sabemos quanto tempo temos... ninguém sabe, por isso aproveite a presença de quem você ama.

Fico por aqui, espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você. Se conhecer alguém que merece receber esse texto compartilhaaaaa!