No último dia 30 de novembro de 2024, a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG) recebeu duas novas integrantes em uma cerimônia marcada por emoção e prestígio. As acadêmicas Rosana Cristina Ferreira Silva e Adircilene Lerilda Batista e Silva, representantes de Arcos e Lagoa da Prata, respectivamente, tomaram posse como acadêmicas efetivas da instituição.

Rosana Cristina Ferreira Silva assumiu a cadeira nº 355, cuja patrona é a escritora e jornalista Lena Moreira. Representando a cidade de Arcos, Rosana tornou-se a primeira arcoense a ocupar uma cadeira nesta renomada academia, reforçando o orgulho de seus conterrâneos. Já Adircilene Lerilda Batista e Silva, ocupou a cadeira nº 354, tendo como patrona a escritora, jornalista, professora e advogada Cândida Correa Cortes Carvalho, representando com honra a cidade de Lagoa da Prata.

Fundada em 8 de abril de 1963, a AMULMIG está sediada na Rua Agripa de Vasconcelos, nº 81, no bairro das Mangabeiras, em Belo Horizonte. O prédio histórico, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1940, já foi o escritório particular do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que mais tarde se tornou governador de Minas Gerais e presidente da República. A AMULMIG é considerada a segunda maior Academia de Letras de Minas Gerais, com São Francisco de Assis como patrono.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor Presidente da AMULMIG, o diplomata e escritor Dr. Paulo Wangner de Miranda, acompanhado pela Secretária-Geral, professora doutora Maria Barjute Simão Assaf Bacha, e pela Acadêmica Recipiendária Ângela Togeiro Ferreira, que fez o discurso de saudação às novas acadêmicas.

Continua após a publicidade

O evento contou com a presença de figuras ilustres, como Bilah Bernardes, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras de Minas Gerais; Maria de Fátima Amorim Santos, presidente da Academia Lagopratense de Letras (ACADELP); além das acadêmicas Marina Alves, Maria Regina e outros membros, escritores, familiares e amigos das homenageadas.

As apresentações musicais trouxeram um toque especial à cerimônia, com performances de Carol Schneider, filha de Adircilene, Pedro Rodrigues, filho de Rosana, e dos Seresteiros Maria Regina e Francisco, integrantes da ACADELP.

Em seu discurso de posse, Adircilene destacou a importância das oportunidades e das escolhas na vida, afirmando: “Tudo aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida depende basicamente de duas coisas: das oportunidades que tiveram e das escolhas que fizeram.”

Continua após a publicidade

A ALARC parabeniza as duas novas acadêmicas por suas conquistas, desejando-lhes um futuro promissor na AMULMIG.