Na manhã desse sábado (04/1), a 4ª Cia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para realizar vistoria em um imóvel localizado na rua Mucio Pereira da Costa, bairro Sagrado Coração de Jesus, em Formiga, devido a um risco de desabamento e desmoronamento.
A vistoria foi solicitada após o abatimento do terreno e a identificação de trincas e rachaduras no muro fronteiriço da residência com um córrego sem canalização.
O solicitante, proprietário do imóvel, relatou que os danos começaram a surgir no domingo passado (29), após intervenções realizadas na calha do córrego com o uso de uma escavadeira hidráulica. O local, anteriormente coberto, era utilizado como garagem, mas foi imediatamente isolado e desmontado após os primeiros sinais de colapso.
Embora não tenha sido identificada uma ameaça iminente à área habitável da residência — localizada a cerca de 5 metros do muro — a instabilidade do terreno e a possibilidade de colapso progressivo requerem monitoramento contínuo, principalmente em condições meteorológicas adversas.
O local requer a vistoria de um profissional especializado, com emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), para determinar o nível de comprometimento estrutural e as intervenções necessárias. O relatório da ocorrência será encaminhado à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para acompanhamento e adoção das providências cabíveis.
Comente