Quem assumiu a presidência da AMM é o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, ao lado de uma diretoria composta por prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado. A solenidade contou com a presença das principais autoridades do cenário político mineiro, como o governador Romeu Zema, o vice-governador Professor Mateus, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, além de deputados estaduais e federais, presidentes de entidades, representantes do Judiciário, prefeitos e demais lideranças municipais.
Em seu pronunciamento oficial como presidente da AMM, Falcão discursou para um auditório lotado de prefeitos e lideranças políticas, reforçando a união na AMM em torno das causas municipalistas e da melhoria na qualidade de vida dos cidadãos mineiros. “Nós estamos aqui para trabalhar para todos os partidos, para todos os municípios. Quem está pagando o meu salário e o de vocês é o povo; o nosso patrão é o povo e eu não me esquecerei disso. Por isso estou sem partido”, assinalou.
Falcão afirmou, ainda, que a AMM vai trabalhar para todos os municípios, mas principalmente para os pequenos, que são a maioria e aqueles que mais precisam desse suporte. O presidente da AMM ressaltou, também, a importância do apoio da família e da unidade. “Ninguém faz nada sozinho, muito menos na política. Agradeço a minha esposa, meus pais, irmão. Vamos ouvir todos os prefeitos, queremos, desejamos e precisamos da participação de todos. O movimento municipalista é um só. Aqui, não temos partido político. Portanto, desde o início eu fiz um compromisso com todos os prefeitos e prefeitas: não teremos coroação partidária na AMM.”
O presidente anunciou que a AMM terá uma diretoria temática, sob a gestão de Elbe Brandão, e um Conselho Consultivo, com a presidência do ex-presidente da AMM Julvan Lacerda, quando destacou a importância de trabalhar ouvindo aqueles que já contribuíram com a Associação.
À frente da AMM desde 2022, Dr. Marcos Vinicius, que é 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), encerrou a gestão deixando ao novo gestor um cheque simbólico no valor de R$ 20 milhões, referente ao montante no caixa da Associação. Em tom de união de forças, Dr. Marcos Vinicius fez questão de ressaltar a importância do movimento municipalista e conclamou que os prefeitos lutem unidos e sigam apoiando os projetos e as causas encampadas pela AMM.
Presença marcante na solenidade, o governador Romeu Zema ressaltou o papel da AMM como representante dos municípios mineiros. “Sabemos perfeitamente que para as políticas públicas chegarem aos mais de 20 milhões de mineiros, depende de prefeituras que estejam conseguindo fazer o seu trabalho adequadamente. Eu sou alguém que acredita muito em renovação. Ideias novas, pessoas novas são sempre bem-vindas e podem agregar muito. Então, Falcão, te desejo muito sucesso. Conte, com nosso governo, estamos lá à disposição. E parabéns a toda a nova diretoria, aos novos prefeitos que estão chegando.”
Destaques
Sete municípios se afiliaram durante a cerimônia de posse: Betim, Sabinópolis, Lavras, Amparo da Serra, Senador Firmino, Itaberaba e Bocaina de Minas. Na oportunidade, também foi assinado o termo de cooperação entre o TCEMG e a AMM, pelo presidente Falcão e o presidente do tribunal, conselheiro Durval Ângelo, com o objetivo de postular o fomento de cursos, eventos, capacitação, participação, inclusão da Associação na conciliação com os municípios e o TCE, além de capacitação e oferta de pós-graduação.
O 40º Congresso Mineiro de Municípios celebra uma edição histórica, com o tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”. Durante os dois dias de evento, mais de 11 mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, servidores públicos, imprensa e sociedade civil, se reúnem em uma programação intensa, que incluiu fóruns temáticos, seminários, salas técnicas, feira de soluções para os municípios, debates institucionais, entrega do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, da comenda e das medalhas do Mérito Municipalista.
Confira os integrantes da nova diretoria da AMM – Triênio 2025-2028:
CONSELHO DIRETOR:
Presidente – Patos de Minas – Luís Eduardo Falcão Ferreira
1º vice-presidente – Iguatama – Lucas Vieira Lopes
2º vice-presidente – Governador Valadares – Sandro Lúcio Fonseca
3º vice-presidente – Janaúba – José Aparecido Mendes Santos
4º vice-presidente – Visconde do Rio Branco – Luiz Fábio Antonucci Filho
1º secretário – Machado – Maycon Willian da Silva
2º secretário – Novo Cruzeiro – Viviane Barbosa Pena
1º tesoureira – Mariana – Juliano Vasconcelos Gonçalves
2º tesoureiro – Diamantina – Geferson Giordani Burgarelli
DIRETORES REGIONAIS:
Região Central
Corinto – Evaldo Paulo dos Reis
Conceição do Mato Dentro – Otacílio Neto Costa Mattos
Nova Lima – João Marcelo Dieguez Pereira
REGIÃO SUL
Heliodora – Eduardo Cheung de Lima
Capitólio – Cristiano Geraldo da Silva
Ouro Fino – Antônio Benedito Salgueiro Miguel
REGIÃO NOROESTE
Paracatu – Igor Pereira dos Santos
Varjão de Minas – Rafael Costa de Toni
Brasilândia de Minas – Oseias Cardoso Queiroz
REGIÃO TRIÂNGULO
Prata – Marcel Vieira Rodrigues da Cunha
Tupaciguara – Francisco Lourenço Borges Neto
Uberaba – Elisa Gonçalves de Araujo
REGIÃO ALTO PARANAÍBA
Tiros – Fernanda Aparecida Lagares de Oliveira
Araxá – Rubens Magela da Silva
Tapira – Maura Assunção de Melo Pontes
REGIÃO CENTRO-OESTE
Bom Despacho – Fernando Augusto Alves de Andrade
Santo Antônio do Monte – Leonardo Lacerda Camilo
Campo Belo – Adalberto Ribeiro Lopes
REGIÃO ZONA DA MATA
Lima Duarte – Elenice Pereira Delgado Santelli
Alto Rio Doce – Victor de Paiva Lopes
Rio Doce – Silvério Joaquim Aparecido da Luz
REGIÃO NORTE
Bocaiuva – Roberto Jairo Torres
Salinas – Joaquim Neres Xavier Dias
Novorizonte – Cleber Nascimento de Pinho
REGIÃO JEQUITINHONHA / MUCURI
Itaobim – Fabiano Fernandes Silva Ribeiro
Ouro Verde de Minas – Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos
Malacacheta – Hermes Adalto Gomes da Cunha
REGIÃO RIO DOCE
Itambacuri – Jovani Ferreira dos Santos
Coroaci – Roney Alves de Brito
Timóteo – Vitor Vicente do Prado
CONSELHO FISCAL (MEMBROS EFETIVOS)
Abre Campo – Márcio Pessoa Moreira Victor
Itaúna – Gustavo Marques Carvalho Mitre
Rio Preto – Antônio Márcio Vieira
MEMBROS SUPLENTES
Igaratinga – Fábio Alves Costa Fonseca
Alpercata – Rafael Augusto França Oliveira Machado
Caldas – Ailton Pereira Goulart
Entre os nomes de destaque que compõem a nova diretoria está o de Dr. Welington Roque, prefeito de Arcos, que passa a exercer a função de Diretor de Políticas de Saúde da AMM. Reconhecido por sua atuação firme na área da saúde e pela busca constante de melhorias para os municípios, Dr. Welington reforça o compromisso da nova gestão com diálogo, união de forças e trabalho conjunto em prol da população mineira.
"Acreditamos no poder do trabalho em equipe. Vamos atuar com responsabilidade, escuta ativa e compromisso real para que as cidades mineiras cresçam com mais saúde e dignidade para seus cidadãos", afirmou Dr. Welington.
Outro nome da região Centro-Oeste com papel de grande relevância na nova diretoria é o do prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes, que foi eleito 1º vice-presidente da AMM. Sua presença na chapa reforça a representatividade e a força do interior mineiro na condução das políticas municipalistas para os próximos anos.
“A AMM deve estar presente na vida real dos municípios, ouvindo suas demandas e oferecendo apoio técnico e político. Estamos prontos para esse desafio”, destacou Lucas.
Além de Dr. Welington e Lucas Lopes, outro representante importante da região é o prefeito de Santo Antônio do Monte, Léo Camilo, que foi escolhido para ser um dos três representantes da Diretoria Regional Centro-Oeste da AMM.
Pela primeira vez na história, a região Centro-Oeste de Minas fortalece significativamente sua presença e protagonismo na articulação das pautas municipalistas no cenário estadual com a presença de três grandes lideranças: Lucas Vieira (Prefeito de Iguatama), Léo Camilo (Prefeito de Samonte) e Dr. Wellington Roque (Prefeito de Arcos).
Comente