A Clima ao Vivo recebeu um relato da nossa parceira Bramon e identificou que várias câmeras no Brasil registraram a reentrada do Foguete da Space X na noite desta quarta-feira (14). Estados como o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia, presenciaram este espetáculo. Confira as localizações:
Região Sudeste
Minas Gerais
- Arcos/MG: Twister Soft Net
- Belo Horizonte/MG: Hotel Ouro Minas
- Sete Lagoas/MG: Hotel Tulip Inn
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
- Brasília/DF: Combo Livre
Goiás
- Goiânia/GO: Golden Tulip Goiânia Address
- Santo Antônio do Descoberto/GO: Combo Livre
Região Nordeste
Bahia
- Conceição do Coité/BA - Alexandro Mota (Bramon)
Objeto identificado
Com base na análise de dados e comparação com objetos com reentrada prevista, a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) identificou o objeto avistado como o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, catalogado pelo NORAD sob o número 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014 para colocar em órbita o satélite de comunicações geoestacionário AsiaSat 8, que atenderia à região Ásia-Pacífico.
Após a conclusão de sua função, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial, e sua trajetória gradualmente declinou até culminar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira (14).
Confirmação da trajetória
A BRAMON estimou a trajetória do objeto (em amarelo) com base em dados da última observação, realizada quase dois dias antes da reentrada. A previsão da passagem do Falcon 9 (NORAD 40108) utilizando esses dados defasados é mostrada em laranja. Devido ao arrasto atmosférico, objetos próximos da reentrada têm seu período orbital reduzido, antecipando suas passagens. Para que a previsão do Falcon 9 se alinhasse ao fenômeno observado, sua passagem sobre o Brasil teria ocorrido com cerca de 14 minutos de antecedência, um tempo considerado razoável dada a defasagem dos dados iniciais.
Para maior precisão na identificação, a BRAMON consultou especialistas em cálculos orbitais. Na madrugada do dia 15 (nesta quinta-feira), os engenheiros Jonathan McDowell e Joseph Remis confirmaram os cálculos da BRAMON, corroborando a identificação do objeto.
Mais informações sobre o Foguete
O Falcon 9 é um foguete de dois estágios da SpaceX, projetado para transporte espacial de cargas de maneira reutilizável e econômica. A missão que lançou o satélite AsiaSat 8 decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. O segundo estágio desse foguete permaneceu em órbita por aproximadamente 11 anos antes de sua reentrada na atmosfera terrestre.
Comente