Na manhã desta terça-feira (08/07), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formiga/MG foi palco de um simulado de evacuação realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A atividade fez parte da Operação “Rota de Emergência – Fase 1”, iniciativa estadual que visa fortalecer a cultura de prevenção e autoproteção em ambientes hospitalares.
O exercício teve como objetivos principais testar o plano de intervenção de incêndio da unidade – quando existente –, apoiar na elaboração desse plano nas instituições onde ele ainda não foi implementado e capacitar o público interno para agir com eficiência diante de situações de incêndio e pânico. Todo o treinamento seguiu os princípios estabelecidos pela Instrução Técnica 11 (IT 11) do Corpo de Bombeiros, que trata sobre o Plano de Intervenção de Incêndio.
Durante o simulado, os profissionais da UPA e as equipes do Corpo de Bombeiros treinaram procedimentos de evacuação, reconhecimento de rotas de fuga e identificação de pontos de encontro seguros. A ação transcorreu de forma segura, sem intercorrências, e demonstrou o comprometimento dos envolvidos com a segurança dos pacientes e trabalhadores da saúde.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a prevenção é a ferramenta mais eficaz na proteção de vidas e patrimônios. A corporação destaca ainda que simulados como esse são fundamentais para aprimorar a resposta das equipes de saúde e da sociedade em geral diante de situações emergenciais, promovendo uma cultura sólida de segurança contra incêndio e pânico no sistema de saúde pública.
Comente