Comemorado anualmente em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data especial dedicada à valorização daqueles que carregam em si a sabedoria do tempo e o afeto incondicional da família. Mas você sabe por que essa celebração ocorre justamente neste dia?

A origem da data remonta à tradição cristã. Foi o papa Paulo VI, no século XX, quem oficializou o dia 26 de julho como homenagem a Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo os relatos da tradição cristã, Ana e Joaquim foram agraciados com a concepção milagrosa da filha, mesmo sendo considerados estéreis à época — fato que os levou a serem canonizados no século XVI, pelo papa Gregório VIII.

Durante séculos, os avós de Jesus foram homenageados em diferentes datas. No entanto, com o objetivo de uniformizar a celebração e fortalecer seu significado espiritual, Paulo VI definiu o 26 de julho como data oficial. Desde então, o dia passou a ser símbolo do reconhecimento à importância dos avós na estrutura familiar e na transmissão de valores às novas gerações.

Mais do que uma referência religiosa, a data tornou-se universalmente aceita como um momento de carinho, respeito e gratidão. É também uma oportunidade para refletir sobre o papel essencial que os avós desempenham na educação, no acolhimento e no apoio afetivo dos netos e das famílias como um todo.

Continua após a publicidade

Neste 26 de julho, que tal dedicar um tempo especial aos seus avós ou à memória daqueles que vieram antes de você? Afinal, celebrar o Dia dos Avós é, também, celebrar a própria história de vida.