Na tarde desta quarta-feira (24/09), foi inaugurada oficialmente a nova unidade da Fundação Dirce Figueiredo em Arcos, que abriga a mais nova Escola de Música da cidade. O momento foi marcado por emoção, celebração e cultura, com uma belíssima apresentação da Orquestra Amare, que encantou o público presente com um repertório repleto de sensibilidade e arte.
O evento reuniu autoridades, representantes da comunidade, parceiros, familiares e convidados, consolidando mais uma importante conquista para o município de Arcos. A nova unidade representa o fortalecimento das ações sociais e culturais da Fundação Dirce Figueiredo na cidade.
Instalada na antiga sede do IEF, no coração de Arcos, a Escola de Música oferecerá cursos gratuitos de violino, viola e violoncelo para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, prevendo, em médio prazo, a formação de uma orquestra de cordas local. O projeto é patrocinado pela empresa Lhoist, por meio da Lei Rouanet, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Arcos.
Mais de 250 jovens serão beneficiados pela iniciativa, que alia arte, inclusão e transformação social, promovendo oportunidades e cidadania por meio da música.
A apresentação da Orquestra Amare foi um dos pontos altos da solenidade, proporcionando um momento de pura inspiração e reafirmando o papel transformador da arte na vida das pessoas.Dr. Wellington Roque – Prefeito de Arcos:
"Este é um dia histórico para Arcos. Estamos entregando um espaço que vai transformar vidas por meio da música e da arte. Acreditamos que é na Educação que a vida é impactada de maneira sustentável — é nela que o ser humano começa a alçar seus voos. A parceria com a Fundação Dirce Figueiredo e com a Lhoist é um exemplo concreto de como podemos, juntos, construir caminhos de inclusão, cidadania e transformação."
A Promotora de Justiça, Dra. Juliana Amaral de Mendonça Vieira, também esteve presente:
"E com grande satisfação que participo da Inauguração da Escola de Música dessa fundação, cuja proposta inicial é oferecer cursos gratuitos para crianças e adolescentes e ainda criar uma orquestra em nossa cidade... Contem com a fiscalização e o apoio do Ministério Público para juntos que possamos melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes."
Leonardo Campos – Presidente da Fundação Dirce Figueiredo também esteve presente e enalteceu a inauguração:
"Acreditamos que a educação musical é uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. Esta unidade nasce com o propósito de oferecer às crianças e adolescentes da cidade um caminho de possibilidades e crescimento pessoal por meio da arte."
Marlus Teixeira – Vice-Presidente de Recursos Humanos da Lhoist na América Latina, ressaltou o compromisso da Lhoist em investir em projetos transformadores:
"A Lhoist tem orgulho de apoiar esse projeto transformador, que vai muito além das notas musicais. Estamos investindo no futuro de Arcos, promovendo cidadania, cultura e novas perspectivas para os jovens. É uma honra contribuir com essa história."
Comente