Matrícula 2020 -Secretaria de Educação responde a algumas dúvidas

Sistema passa por ajustes técnicos e SEE garante que: 'nenhum aluno ficará sem vaga na Rede Estadual de Ensino'

  • Matriculas
  • 19:17:25, JAN 01, 2020
  • Atualizada em 17/01/2020 às 19:01:40
  • Fonte: Redação

Diante das várias reclamações e dúvidas de pais de alunos da rede Estadual de ensino, em relação as matrículas dos filhos (as), nossa equipe de Jornalismo entrou em contato com a Assessoria do Governo do Estado de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira (17).

 

Dúvidas como:

►Casos de pais de crianças que solicitaram a matrícula em uma escola próxima à suas residências e foram destinadas para escolas na zona rural (Comunidade da Ilha).

►Pais de alunos que solicitaram matricula para o período da tarde e encaminharam para a manhã.

►Pais que escolheram a escola A e B, porém foram destinados para escolas totalmente diferentes.

Perguntamos ainda:

►O que está acontecendo?

►Falha no sistema?

►Como ficará a situação dos alunos?

 

Em nota enviada na tarde desta sexta-feira (17) a Assessoria da SEE, informou que o Sistema passa por ajustes técnicos, visto que são mais de 327 mil alunos em idade escolar, por isso a equipe técnica está trabalhando para solucionar essa situação o mais breve possível.

 

Ainda de acordo com a Nota, nenhum dos interessados (alunos) ficará sem vaga na rede estadual de ensino e reafirma que as datas da divulgação do resultado e do novo prazo de matrícula serão informadas assim que a situação for regularizada.

A SEE (Secretaria de Estado de Educação) reitera que o início do ano letivo não será prejudicado.

 

Leia a nota enviada a nossa equipe de Jornalismo:

 

''A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino ainda não foi divulgada. A SEE/MG esclarece que o sistema, que é inédito no estado, passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população.

O sistema robusto é responsável por alocar mais de 327 mil alunos que fizeram a pré-matrícula, levando em consideração os critérios definidos pela resolução 4.231/2019. Entre eles, a distância entre a residência do aluno e a escola, matrículas de irmãos na mesma unidade de ensino e idade do estudante.  Toda a equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e com todo empenho para solucionar a situação o mais rápido possível.

A SEE explica que toda mudança gera desafios, porém garante que o novo processo de matrícula beneficia toda comunidade escolar. Entre as vantagens estão maior transparência na distribuição das vagas, segurança administrativa para os diretores das escolas e o fim da superlotação nas salas de aula.

Dessa forma, a SEE entende a expectativa das famílias diante da mudança no calendário da matrícula e reforça que nenhum dos interessados ficará sem vaga na rede estadual de ensino.

A pasta reitera que o início do ano letivo não será prejudicado.

A Secretaria reafirma que as datas da divulgação do resultado e do novo prazo de matrícula serão informadas assim que a situação for regularizada.

Para as famílias que estiveram fora do domicílio, a SEE ainda esclarece que, em caso de incompatibilidade de datas com a agenda dos pais ou responsáveis para realizar a matrícula pessoalmente, o procedimento poderá ser feito por terceiros.

Neste caso, a pessoa que for comparecer à escola deve estar munida de cópias dos documentos dos pais ou responsáveis e procuração assinada por eles. Ambos os documentos deverão ficar arquivados na unidade de ensino.''

A equipe da Secretaria se compromete a deixar a população informada sobre a situação por meio dos canais oficias de comunicação do órgão (Instagram, facebook, site, hotsite e canais de atendimento). ''

Assina a Nota Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado de Minas Gerais

A Equipe do Arcos Notícias continuará acompanhando o caso e a disposição da comunidade.

Por Ronaldo Ribeiro

Jornalista: MG-18.291

WhatsApp: (37)9 9808-8020

E-mail:arcosnoticias@gmail.com

Comentários

Voltar

Veja também