A ansiedade e o estresse que acompanham a pandemia do novo coronavírus têm impactado a saúde mental das pessoas em todo o mundo, mas novos estudos revelam que as mulheres são as que mais sofrem com a sobrecarga psicológica causada pela crise.

A preocupação em não se contaminar e garantir o equilíbrio da situação financeira da família enquanto trabalham e cuidam dos filhos fez escalar o número de homens e mulheres que relataram algum tipo de abalo psicológico desde o início de março.

A discrepância dos dados entre eles e elas, porém, chama a atenção de especialistas, que avaliam que o aumento vigoroso dos níveis de ansiedade pode gerar problemas ainda mais graves na sociedade pós-pandemia.

Pesquisa da Kaiser Family Foundation mostra que 32% dos adultos nos Estados Unidos diziam, no meio de março, que a inquietação e o estresse com o coronavírus impactaram de forma negativa sua saúde mental. Duas semanas depois, esse número saltou para 45%.

Continua após a publicidade

No primeiro momento, quando a pandemia ainda não havia chegado ao seu pico em diversos países, eram 36% as mulheres que reportavam impacto em sua saúde mental, ante 27% dos homens.

A pesquisa mostra que, no fim de março, entre as mulheres o choque foi maior: 53% delas afirmaram que tiveram o emocional abalado de alguma, enquanto 37% dos homens tiveram a mesma percepção na época.

A psicóloga Maryam Abdullah, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, afirma que as taxas de ansiedade entre as mulheres eram mais altas que as dos homens mesmo antes da pandemia e que o cenário acaba sendo ressaltado em temporadas de crise – e deve piorar.

Continua após a publicidade

Na maioria das famílias, ela explica, as mulheres acumulam diferentes atividades e têm maior senso de responsabilidade e cuidado do que os homens.

“Essa é uma tendência. A pandemia destaca as diferenças entre gênero, raça, classe social e outras características da nossa sociedade. Obviamente as mulheres estão cuidando das crianças, trabalhando, e muitas delas são chefes de famílias. Ter que lidar com essas responsabilidades sem o suporte para cuidar de seus filhos ou delas mesmas gera sobrecarga”, diz Abdullah.

A rede de apoio externa, que pode envolver escola, creche ou mesmo amigos e parentes que costumam auxiliar a cuidar das crianças, foi suprimida com a pandemia, o que escancarou as discrepâncias domésticas.

Continua após a publicidade

Em casas com filhos menores de 18 anos, por exemplo, a pesquisa da KFF mostra que a diferença entre homens e mulheres que relataram abalo emocional em março passou de 5 para 25 pontos percentuais em duas semanas.

No fim de março, 57% das mães disseram sentir piora na saúde mental, ante 32% dos pais. Na quinzena anterior, eram 36% das mulheres e 31% dos homens.

A especialista afirma que há diferentes razões para o abismo que marca a dinâmica de pais e mães na maioria das famílias. Ela pondera que muitos homens tentam e querem ajudar, mas que as atividades domésticas são, no geral, concentradas nas mulheres.

Continua após a publicidade

No caso das mães com bebês ou crianças pequenas, há uma demanda natural pela figura materna, principalmente durante o período de amamentação. No entanto, quando os filhos estão mais velhos, a mulher continua sendo o agente prioritário, que os leva à escola, desmarca ou marca compromissos e ajuda no dever de casa.

“São tempos sem precedentes, e, às vezes, as mulheres só pensam: ‘Vou resolver isso, cuidar disso, terminar aquilo’ e chegam ao limite. Elas precisam falar: ‘Isso é o que eu consigo fazer, você pode me ajudar com aquilo?’”

Os pais e mães representam um terço da força de trabalho nos Estados Unidos, e uma das preocupações dos especialistas é que esse nível de estresse pode fazer com que as pessoas estejam à beira do esgotamento mental quando voltarem à rotina de seus empregos.

As consequências físicas e econômicas da crise do coronavírus parecem mais claras até aqui, mas especialistas afirmam que o impacto na saúde mental não pode ser ignorado.

Abdullah diz que é preciso criar mecanismos para tentar lidar com o período que está por vir. A primeira coisa a fazer, explica, é parar de acumular funções e se permitir ter consciência de seus medos e inseguranças.

“A pandemia é uma das grandes transições da nossa sociedade. Precisamos desenvolver estratégias para chegar até o outro lado sem a ansiedade de não saber como o novo normal será”, aconselha.