Na tarde de desta quinta-feira, 02 de julho, em rápida cerimônia seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde para enfrentamento do Novo Coronavírus, a Prefeitura de Arcos inaugurou o Posto Integrado do Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, 'Natalino Fernandes Gomes', situado nas dependências do Poliesportivo Paulo Marques de Oliveira.

No local, foram realizadas adaptações do espaço para receber as instituições como a construção de salas e departamentos, garagem coberta para veículos oficiais; alojamentos com banheiros; substituição de telhas e forros danificados; departamento de material de limpeza; salas de convivência, de defesa civil, de instrução, administrativa e almoxarifado.

Segundo o prefeito Denilson Teixeira “Muitas cidades, até maiores do que Arcos pleiteiam a abertura de um Posto Integrado, no entanto, depois de muito esforço conseguimos mais esta conquista. E justamente neste momento de combate à Covid-19. Com a sensação de dever cumprido e fruto colhido.”, agradeceu.No local, o Corpo de Bombeiros funcionará 24 horas por dia, sete dias na semana e contará com uma viatura, uma ambulância e um caminhão Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS). O SAMU também funcionará 24 horas, em todos os dias do ano e conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) para realização de atendimentos de urgência e emergência, respondendo rapidamente as chamadas e diminuindo os gastos com transporte de pacientes para outros municípios.

Em breve fala durante a cerimônia, o Gerente Administrativo do CIS-URG Oeste, Dárcio Abud Lemos, reforçou que o efetivo das três entidades honrarão toda a confiança depositada.

Com uma Unidade de Suporte Básico (USB) equipada conforme padrão do Ministério da Saúde, desde o início do funcionamento do SAMU na Região Oeste, em 07 de junho de 2017, a base descentralizada de Arcos funcionou na Rua José Arcanjo, no Bairro Brasília, mas na manhã desta sexta-feira (03), foi transferida para o Posto Integrado. O trabalho de forma conjunta vai ajudar muito na logística e no tempo de resposta dos atendimentos.

O prefeito Denilson Teixeira, falou ao Arcos Notícias sobre a inaguração:

Continua após a publicidade

O Posto Integrado do Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil recebeu o nome de Natalino Fernandes Gomes.

►Sobre o homenageado

Senhor Natalino nasceu em 13 de abril de 1921, na região de Calciolândia, foi casado com Dona Lourdes Maria Gomes, com quem teve 23 filhos.

Trabalhou na lida do campo, como lavrador e retireiro.

Continua após a publicidade

Era um homem muito querido, cheio de amigos e de uma alegria sem igual. Ao lado de sua esposa, soube cuidar muito bem dos filhos e posteriormente com os netos, sempre com honestidade, garra e fé

Infelizmente, Sr. Natalino, aos 85 anos, faleceu em 21 de setembro de 2006, vítima de acidente automobilístico, deixando uma saudade imensa em todos os familiares e amigos.

Hoje, próximo de completar 14 anos de seu falecimento, esse arcoense, tem seu nome registrado nessa importante obra da cidade de Arcos, que trará a integração entre 03 importantes instituições de defesa e proteção da vida, Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil.

De onde Sr. Natalino estiver, já deve estar comemorando, com a camisa de seu time do coração, Atlético Mineiro e com um 'sorisão' no rosto.

À família de Senhor Natalino, nosso abraço.