Filho de Antônio Rodrigues e Conceição, Lécio Rodrigues nasceu em Arcos no dia 11 de abril de 1964. Cursou o primeiro grau no Ginásio Da. Berenice de Magalhães Pinto. Posteriormente, já em Belo Horizonte cursou o segundo grau e faculdade de Engenharia Civil.  

É casado com Patrícia Guimarães Araújo Rodrigues e o casal tem dois filhos: Maria Letícia Rodrigues Guimarães Araújo Resende, formada em Direito, e João Gabriel Guimarães Araújo Rodrigues, que mora em Belo Horizonte e estuda no 1º período de engenharia civil.

Lécio foi aprovado no primeiro concurso público da história de Arcos, em 1993, para o cargo de engenheiro. Foi secretário de Obras na gestão de Plácido Ribeiro Vaz (1993 a 1996) e secretário de Planejamento, também no governo de Plácido Vaz (2005 a 2008).  

Ingressado na política arcoense, Lécio Rodrigues foi prefeito de Arcos na gestão 2001/2004, sucedendo Hilda Borges de Andrade na segunda gestão dela.

Continua após a publicidade

Viabilizou recursos para construir o aterro sanitário, reciclagem, a avenida sanitária – que ainda era somente um sonho; a pavimentação dos acessos à Ilha, à Boa Vista, Paus Secos e Ymeris. Além de ajustes necessários, ainda implantou 64 obras importantes para a população.

Assumiu o governo de Arcos em um momento financeiro muito difícil e ainda no início da implantação da Lei Complementar 101, tão conhecida Lei de Responsabilidade Fiscal, que trouxe várias mudanças na gestão pública. Mesmo essas mudanças contrariando alguns interesses particulares, a ele não restava outra coisa a não ser implementar a Lei, e tem a consciência tranquila de que fêz o melhor para o Município.

Segundo Lécio, a arrecadação municipal nos quatro anos de sua gestão foi de aproximadamente R$72 milhões.
 Após reestabelecer a credibilidade do Município, conseguiu o envolvimento de toda a equipe e servidores no projeto de fazer Arcos melhor; conseguindo trazer para nossa cidade uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); manter todos os serviços públicos anteriormente implantados; a conclusão do Trecho I da avenida sanitária “Dr. João Vaz Sobrinho” (o projeto foi elaborado na primeira gestão de Hilda Andrade); construção de 144 banheiros para famílias de baixa renda; construção do aterro sanitário; conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); conclusão do Hospital de Referência em Otorrinolaringologia [hoje Hospital Municipal São José]; conclusão do esgotamento sanitário de diversos bairros; pavimentação de diversos bairros; reestruturação da Santa Casa com apoio de diversas empresas e da população; construção dos postos de saúde dos bairros Calcita, Brasília, Esperança I; reconstrução da praça Floriano Peixoto e diversas outras obras importantes.

Continua após a publicidade

Dentro dos compromissos assumidos em campanha, Lécio Rodrigues afirma que todos foram cumpridos, mas permaneceu o desejo de ter realizado mais. “Em termos de serviços públicos, eu gostaria de ter investido mais em educação, por entender que somente através da educação é que teremos uma independência social de verdade. Também gostaria de ter investido mais na construção e nas reformas de moradias populares, por entender que não existe nada mais digno do que um teto”.  

Atualmente Lécio trabalha na construtora e imobiliária Cazanga, com implantação de loteamentos e execução de obras diversas para o grupo. Atuante, está sempre engajado numa causa social, seja contribuindo com o Asilo Pousada dos Berto ou a Santa Casa de Arcos, mas muito presente no dia-a-dia de Arcos.

Mesmo sem ocupar cargo político, Lécio sempre se colocou à disposição dos governantes para contribuir com sua experiência em engenharia e administração pública, e agradece ao povo de Arcos pela oportunidade de governar o Município no período 2001/2004.

Continua após a publicidade

Com o perfil de homem público e temente à Deus, Lécio é o nosso homenageado de hoje no quadro “Personalidades de Arcos”.

Em entrevista ao CCO (Correio Centro Oeste), Lécio fez questão de passar sempre uma mensagem de pessoa humilde, zeloso e responsável: “Quando você conhece e obedece aos mandamentos de Deus e permite que Jesus direcione sua vida, a sua visão deste mundo é outra. Sempre fui muito responsável com tudo que faço, isso eu aprendi com os meus pais. Conhecer a Palavra de Deus, nos possibilita a valorizar o que merece ser valorizado e que verdadeiramente dá sentido à nossa vida”.