No domingo, dia 06/09/2020, os grupos escoteiros das cidades de Arcos, o 150º GE Lobos das Gerais, e o 22º Acauã, da cidade de Lavras, realizaram a entrega da maior honraria que um jovem do Ramo Sênior do movimento escoteiro possa receber, que é o Distintivo Escoteiro da Pátria, justamente na semana da Pátria e na véspera em que se comemora a Independência do Brasil.

A jovem agraciada foi a Ana Laura, que começou sua caminhada no movimento escoteiro no 150 de Arcos e, para cursar a faculdade, se mudou para a cidade de Lavras, onde é aluna da UFLA e integrante do 22 Acauã, grupo no qual cumpriu a sua etapa no Ramo Sênior, que compreende jovens com idade de 15 a 18 anos. Vale lembrar que a Ana Laura, juntamente com outra jovem de Arcos, a Kimberly Ferreira Gomes, participam do ramo pioneiro (ambas no 22º Acauã), cujas idades vão dos 18 aos 21 anos.

Para conquistar o “Escoteiro da Pátria”, que é o distintivo de condecoração de grau máximo do Ramo Sênior, ele deve ser aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao jovem especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa que:

• Tenha realizado a totalidade das atividades da Etapa Azimute do ramo Sênior;

• Tenha conquistado o Cordão Dourado, ou seja, possuir, no mínimo, quinze especialidades, estando entre estas a especialidade de Primeiros Socorros, no nível 3 e mais três especialidades do ramo de conhecimentos Serviços, todas no nível 3;

• Possua uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Sênior: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia do Desafio Comunitário.;

• Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Sênior, com sua Patrulha ou Tropa;

Continua após a publicidade

• Possuir a Insígnia de Mateiro, do Ramo Sênior, que é concedida pela Diretoria de Nível Local, ao Sênior ou Guia que possuir 3 especialidades relacionadas à Modalidade Básica.

Ressaltamos que a entrega do Escoteiro da Pátria ocorreu seguindo todas as normas sanitárias exigidas por nossas autoridades, contando com um número mínimo de pessoas e em local aberto. Estavam presentes no momento da entrega o diretor Presidente do 150º GE, o chefe Geraldo Rodrigues, a diretora Administrativa Deusiane Rodrigues, o chefe Sênior Marcos Conceição, a diretora Financeira Simonie Borges, a pioneira Kimbely Ferreira Gomes de Sousa, o sênior Luís Felipe Borges e a mãe da Ana Laura, a sra. Luciana.

O 150º GE Lobos das Gerais informa que, devido a pandemia está com suas reuniões presencias suspensas temporariamente e em breve retornará com suas reuniões semanais aos sábados, a partir das 14:30 horas, nas dependências do poliesportivo Paulo Marques de Oliveira, bem próximo ao Posto Avançado de Atendimento, que abriga o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no setor norte (Rua Felisbina Vieira com Rua Japaraíba).

Queremos parabenizar ao pais, o senhor Emerson Ozanan Ramos e a senhora Luciana Ramos, o seu irmão Vinicius Teixeira Ramos, que também é escoteiro e a jovem Ana Laura pela conquista.

Ao 22º Acauã, da cidade de Lavras, o nosso muito obrigado por compartilharmos este momento de alegria em tempos de isolamento social provocado pela COVID-19.