Nesta quarta-feira (15/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação Vicinus, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A ação policial teve como objetivo desarticular um grupo especializado em tráfico de drogas, em suas variadas formas, bem como tráfico de armas de fogo.

Durante a ação, sete pessoas foram presas em flagrante e cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, todos na região do bairro Nossa Senhora Aparecida. Durante as buscas, também foram apreendidos quase R$ 10 mil, aproximadamente 190 porções de cocaína, 437 pedras de crack, mais de um quilo de maconha, um revólver calibre 22, sete munições do mesmo calibre e duas balanças.

Os crimes apurados nesta fase da investigação se referem a uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e de arma de fogo. A investigação teve início há cerca de quatro meses, ocasião em que foi detectada uma sequência de crimes cometidos pelo grupo.

Os levantamentos da PCMG demonstraram que a organização criminosa estava receptando veículos automotores que eram subtraídos em Patos de Minas, agravando os números dessa espécie de delito nos últimos meses.

Continua após a publicidade

Há indícios, ainda, de que um usuário de drogas chegou a ser mantido em cativeiro pelo grupo criminoso, sendo torturado e liberado, com lesões graves, após a família dele pagar R$ 2 mil, demonstrando o grau de perigo oferecido pelos suspeitos.

“Esta ação é um duro golpe nos grupos criminosos voltados ao tráfico de drogas em Patos de Minas. E a Polícia Civil demonstra seu comprometimento e atuação em todas as partes da cidade, sobretudo para dar a devida resposta às demandas apresentadas pela sociedade por meio de denúncias anônimas”, avalia o chefe do Departamento de Polícia Civil em Patos de Minas, delegado-geral Jean Pierre Batista Neves.

A operação Vicinus contou com a participação de 56 policiais civis, com apoio do Canil da PCMG e da Coordenação Aerotática (CAT), além do auxílio de 50 policiais militares e de cães farejadores da Ronda Ostensiva Com Cães (Rocca).

Continua após a publicidade

Vicinus

O nome da operação faz alusão ao termo em latim que significa “vizinho” ou “aqueles que moram perto”. Nesse contexto, o grupo criminoso tem se aproveitado/utilizado de ação de vizinhos, os quais não são conhecidos no meio policial, para acobertar as suas atividades criminosas. Visando dar firme combate a esse tipo de delito, hoje foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis vizinhos aos dos alvos prioritários.