Parte importante da história de Arcos é contada sob a óptica da Educação no livro ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar ‘Yolanda Jovino Vaz (1961-1971)’, de autoria do professor e doutor Júlio Resende Costa, e publicado pela Editora Dialética.

A obra foi lançada na noite de sexta-feira (17), em uma cerimônia na Casa de Cultura.

Na mesa de honra do cerimonial, Professor Júlio Resende estava ao lado de outros educadores e representantes deles, a exemplo de familiares das excepcionais professoras D. Vicentina Oliveira Vaz e D. Marília de Carvalho Ribeiro.

Ainda integraram a mesa: Dra. Sônia Maria Santos (da Universidade Federal de Uberlândia); Dra. Regina Celi Bitte (Universidade Federal do Espírito Santo); Dra. Felismina Teixeira (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri); professor Hélio Borges (diretor da escola Yolanda Jovino Vaz); professora, escritora e poetisa, Rosana Silva; o presidente da Câmara, Ademar Aureliano Medeiros; a secretária de Educação, Sônia Neves Zuquim; a representante da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo, Rosélia Pimenta e o Prefeito Baiano.

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Júlio Resende é doutor em Educação pela Universidade Federal de Lavras e faz pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Ele ocupa a cadeira número 17 na Academia de Letras de Arcos e tem 19 artigos publicados.

O livro ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971) é o segundo de autoria de Júlio Resende.

Em 2021, o professor/ doutor lançou a obra ‘Trabalho interdisciplinar com o uso de tecnologias de informação e comunicação em uma escola do campo’.

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Sobre ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971)

O conteúdo deste livro foca os processos de formação de professoras, suas representações e práticas de alfabetização em classes do 1º ano primário no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz, situado no interior de Minas Gerais. A obra reconstruiu um fragmento da história da alfabetização no referido estabelecimento de ensino, com recorte temporal situado entre 1961 e 1971. A década abordada pelo livro é delimitada pela promulgação da Lei Federal nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixou pela primeira vez as diretrizes e bases da educação nacional no país, e sua posterior reformulação, por meio da Lei Federal nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Para identificar as práticas de alfabetização que eram exercidas no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz, além da utilização de fontes documentais e iconográficas, a obra optou pela metodologia da História oral. Para isso, contou com a colaboração de duas professoras alfabetizadoras que lecionaram naquele grupo escolar. Ao revelarem suas práticas de ensino da leitura e da escrita e seus modos de ser e se fazer alfabetizadoras, as professoras contribuíram para a construção de uma cultura escolar própria. A leitura da obra permitirá conhecer se tais professoras, em suas práticas de alfabetização, optaram pelo método global de contos, indicado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, ou se decidiram por outro método de alfabetização.

O livro está sendo comercializado no site Amazon.

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