Na noite de sexta-feira (12/4), os olhos literários se voltaram para Arcos, mais especificamente para a Casa de Cultura, onde a talentosa professora Rosana Silva lançou seu segundo livro, intitulado "Coração Plúmbeo", pela editora Caravana.

O berço da cultura arcoense, se preencheu com a presença de centenas de amigos, colegas, representantes da sociedade, imprensa e membros de Academias de Letras de Arcos, Lagoa da Prata e Divinópolis, que vieram prestigiar a escritora arcoense.

Diante de tão seleta plateia, Professora Rosana Silva apresentou "Coração Plúmbeo", uma preciosidade literária de mais de 90 páginas, repletas de poesias que exploram uma gama de temas, cuidadosamente relatados em versos.

Destaca-se em especial a presença da Educadora Lázara Teixeira, cujo nome abarca a história da educação em Arcos e Minas Gerais, e que emocionou à todos com sua fala pontuada declamando o poema "Mulher Refeita" em cujos versos, Rosana Silva narra a liberdade de se descobrir de verdade:

Continua após a publicidade

"O dia em que me olhei por dentro,
quis olhar com o vento,
correr de peito aberto
e encontrar um oásis no deserto..."

Rosana Silva, uma orgulhosa arcoense, mãe de três filhos e casada, é uma figura multifacetada: professora, pesquisadora, poetisa e escritora. Atualmente, ela está imersa no doutorado em Ciências da Educação, detendo também títulos de mestre em Educação e pós-graduações em Língua Portuguesa e Literatura.

Seu primeiro livro, "O Voo da Poesia", foi lançado em 2014, e desde então, ela tem encantado os leitores com sua sensibilidade poética.

Continua após a publicidade

Além de sua dedicação à escrita, Rosana Silva é uma figura engajada na promoção da literatura em Arcos e região, sendo presidente da Academia de Letras Arcoense (ALARC). Ela também é membro de outras instituições literárias importantes, como a Academia Lagopratense de Letras (ACADELP), a Associação das Academias de Letras de Minas Gerais (ASALEMG), a Associação das Jornalistas e Escritoras de Minas Gerais e do Brasil (AJEB) e a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC).

Para adquirir "Coração Plúmbeo" e outras obra, pode entrar em contato pelo Instagram (@rosanafs_) ou através da Editora Caravana.