O avião Arcanjo 11, do Suporte Aéreo Avançado de Vida de Minas Gerais (SAAV/MG), atuou na transferência de três crianças da UPA de Divinópolis para o Hospital Sagrada Família em Araguari.

A primeira foi de uma criança de três anos, com dengue e dificuldade respiratória, realizada no sábado (27) a noite, e as transferências de outras duas crianças, uma menina de 11 meses com dengue e também dificuldade respiratória e um menino de três anos com pneumonia bacteriana, foram realizadas na mesma missão aérea, na manhã do domingo (28).

Nas duas atuações, o avião pousou no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis, e equipes terrestres do SAMU levaram os pacientes, juntamente com os responsáveis, até o campo de aviação e de lá seguiram para o aeródromo de Uberlândia, onde ambulâncias do hospital de Araguari já aguardavam para conclusão do trajeto.

“Essas transferências das crianças da UPA de Divinópolis foram reguladas via SUS Fácil após contato do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, com o secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti, e o CIS-URG SAMU Oeste se colocou à disposição da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) para a realização delas. Foram liberadas três vagas, com todas as transferências já realizadas, sendo as três para Araguari com atuação do SAAV/MG com profissionais do SAMU Oeste e Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Tem a possibilidade de outras vagas serem liberadas ainda neste domingo, e estamos à disposição para a realização das transferências, fazendo valer o nosso lema; Unir Para Salvar!”, destaca o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.

Continua após a publicidade