O Retiro Latino-americano de Sacerdotes da Renovação Carismática Católica iniciou com a Santa Missa, na noite de segunda-feira (19). A Missa foi  presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará e assessor eclesiástico da RCCBRASIL.

Na homilia, o bispo saudou todos os participantes e deu as boas vindas em nome da RCCBRASIL aos sacerdotes estrangeiros. “A casa é de vocês, sintam-se bem no meio de nós. Com acolhida à nossa cultura, ambiente. Entretanto, muito mais do que isso, sejam acolhidos porque, independente se falamos a mesma língua ou não, do que sabemos ou não, somos irmãos! E esse é o ponto de partida para vivermos bem a graça desse retiro. Louvo a Deus pela iniciativa e pela oportunidade de que sacerdotes compartilhem por esses dias a graça recebida na Renovação Carismática Católica”.

O bispo iniciou a partilha convidando os participantes a recordarem a sua história, os passos que foram dados na ‘estrada da vida cristã’ até cada um descobrir o seu chamado. Ao levar os presentes a essa reflexão, o bispo louvou a Deus pela opção pela vocação sacerdotal: “eu estou aqui diante de pessoas que efetivamente não abaixaram a cabeça cheia de tristeza, mas sim de pessoas que levantaram a cabeça e se levantaram no meio da multidão para deixar tudo pelo Senhor”.

Desta forma, o presidente da celebração falou sobre o valor do chamado vocacional de cada participante e destacou a resposta do sacerdote a esse chamado: “Deus seja louvado porque o sacerdote deixou tudo por causa do Senhor. Deus seja louvado porque não estou diante de homens tristes ou abatidos por causa da provocação feita pelo Senhor, mas, estou diante de homens corajosos!”.

Continua após a publicidade

Ao final da homilia, o bispo levou os participantes a refletirem o que falta em suas vidas: “O que me falta?”. O bispo reforçou o quanto essa pergunta deve ser repetida como uma forma de avaliação pessoal por parte dos sacerdotes.

“Nós queremos pedir hoje, justamente essa recuperação do primeiro amor, da experiência original do seguimento de nosso Senhor.” Respondendo ao questionamento, o bispo esclareceu que o que não pode faltar ao sacerdote, o que mais é necessário é o batismo no Espírito Santo.

Padre Paulo César Rodrigues, da Paróquia de Santo Antônio de Arcos, que é assessor Diocesano da Renovação Carismática Católica é o único representante da Diocese de Luz neste Retiro, que reúne 420 Padres, sendo 200 Padres Brasileiros e o restante de toda a América Latina, além de quatro bispos.

Continua após a publicidade

O Retiro acontece no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), entre os dias 19 a 22 de agosto de 2019.