O Governo Federal anunciou uma atualização no sistema do Cadastro Único, que ocorrerá entre os dias 1º e 17 de março. Durante esse período, o sistema ficará fora do ar em todo o país, impossibilitando consultas, novos cadastros e atualizações.

A medida tem como objetivo aprimorar a segurança e eficiência do banco de dados, que é fundamental para a gestão de mais de 40 programas sociais, incluindo Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O sistema atende cerca de 94 milhões de pessoas em todo o país e passará a integrar novas tecnologias para facilitar a checagem de informações.

Recomendações para beneficiários

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), famílias que necessitam da Folha Resumo devem procurar atendimento nos postos descentralizados até o dia 28 de fevereiro. Após essa data, a emissão do documento só será possível depois da reativação do sistema.

Continua após a publicidade

Além disso, a partir do dia 18 de março, será obrigatória a apresentação do CPF de todos os membros da família para qualquer novo cadastro ou atualização no Cadastro Único.

Combate a fraudes e maior integração de dados

A atualização permitirá que o Cadastro Único seja integrado a bases de dados nacionais, como informações biométricas, CPFs e vínculos empregatícios. O novo sistema também cruzará dados de benefícios previdenciários e assistenciais, permitindo uma verificação automática das informações para reduzir inconsistências e prevenir fraudes.

Continua após a publicidade

O MDS destacou que a nova plataforma seguirá o modelo da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, agregando dados já disponíveis, sem necessidade de nova inserção pelo cidadão. Com essa modernização, o governo busca garantir maior transparência, controle e eficiência na distribuição dos benefícios sociais.

Para mais informações, os cidadãos podem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou acessar os canais oficiais do Governo Federal.

Para mais informações na cidade de Arcos, você pode entrar em contato com o setor de Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social pelo (37)3352-2581 ou (37)3352-2582