Cruzeiro e Atlético ficam frente a frente neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, em clássico válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os arquirrivais ocupam a quarta e a sétima posição na classificação, respectivamente.
Um dos maiores clássicos do Brasil, o jogo deste fim de semana pode valer muito para ambos os times. Ao Cruzeiro, a depender de combinação de resultados, o segundo lugar na tabela pode se tornar realidade. Por sua vez, o Atlético pode colar no G4 da competição.
A partida será realizada com torcida única, apenas com os cruzeirenses no Gigante da Pampulha, uma vez que a equipe celeste é a mandante. No returno, com o Atlético mandante, somente os atleticanos poderão comprar ingressos na Arena MRV.
Os cenários para os arquirrivais
Se vencer o clássico, o Cruzeiro subirá pelo menos uma posição na classificação. Isso porque Palmeiras e Bragantino, líder e terceiro respectivamente, se enfrentam. Um deles ficaria atrás da equipe celeste na classificação.
Para chegar à vice-liderança, o Cruzeiro precisa vencer e também torcer para que o Flamengo não vença o Botafogo em clássico no Maracanã.
Já o Atlético precisa da vitória para colar no G4. Em caso de triunfo no clássico, o Galo ficará um ponto atrás do Cruzeiro, atual quarto colocado.
Cruzeiro com titulares descansados
O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, tem feito uma importante gestão no elenco do Cruzeiro. Na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino-CHI, na quarta-feira (14), pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, o treinador poupou a maioria dos titulares. A intenção era evitar o desgaste dos jogadores visando ao clássico com o arquirrival.
Contra os chilenos, o goleiro Cássio e o zagueiro Fabrício Bruno nem sequer foram relacionados. Outros atletas considerados titulares ficaram fora do 11 inicial, como o lateral-direito Fagner, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Lucas Silva, o meia-atacante Matheus Pereira, além dos atacantes Wanderson e Kaio Jorge.
O meia Eduardo, titular na goleada por 4 a 0 em cima do Sport, na Ilha do Retiro, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, foi outro jogador que também não ficou no banco de reservas na penúltima partida da Sul-Americana.
O volante Lucas Romero cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport. Com isso, o meio-campista pode voltar ao time no clássico com o Atlético.
O meia-atacante Marquinhos seguirá fora da lista de relacionados no Cruzeiro.
O jogador tem ficado fora da relação para as partidas por uma questão contratual. De acordo com informações da reportagem, caso o jogador participe de mais partidas, o Cruzeiro acionará um gatilho contratual para a compra de parte dos direitos econômicos do atleta. Marquinhos pertence ao Arsenal, da Inglaterra e está emprestado ao clube celeste até o fim desta temporada.
O Cruzeiro, segundo uma fonte disse à Itatiaia, ficaria livre desse gatilho contratual para ativação de cláusula de compra a partir do dia 30 de junho.
Marquinhos fez 16 jogos oficiais e três amistosos com a camisa do Cruzeiro em 2025. O jogador marcou um gol.
Comente