Em uma cerimônia marcada por emoção e orgulho, o Município de Pains celebrou, no dia 06 de agosto de 2025, a oficialização do Hino de Pains, em um evento realizado no Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Sousa.

A solenidade contou com a presença do prefeito Itamar da Tamafe, da primeira-dama Sandra Castro, dos vereadores Eduardo Silva e Weulis Santos, servidores da Câmara Municipal, do Comandante do Destacamento de Pains, Sargento Dênis César Cravo, do pároco João Paulo Mesquita, da pastora da Igreja Presbiteriana Berenice Paim, secretários municipais, diretores e vice-diretores das escolas municipais e estaduais de Pains, além de representantes da imprensa local, do Coral Painense de Amadores, professores e da Banda de Música Santa Cecília.

A oficialização do Hino de Pains representa um marco importante na história cultural da cidade. A atual administração municipal, liderada pelo prefeito Itamar da Tamafe, sancionou o Projeto de Lei nº 1.864/2025, que tornou oficial o Hino de Pains, composto em 1991 pelo Bispo Dom Belchior, com letra e música que celebram a identidade da cidade.

A celebração ganha ainda mais significado em 2025, ano em que o município comemora o Centenário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Pains, uma das maiores expressões de fé e tradição do povo painense.

Continua após a publicidade

Durante a cerimônia, o Hino foi interpretado pelo Coral Painense de Amadores, marcando o início da preservação oficial deste símbolo cultural. Como parte da celebração, os diretores das escolas municipais e estaduais, representantes da imprensa local, a Câmara Municipal, a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart e a Banda de Música Santa Cecília receberam uma cópia da gravação oficial do hino, que será eternizada como parte importante da memória e da história de Pains.