Na última quinta-feira (21/08), Arcos deu mais um passo importante em direção à inclusão e à valorização da diversidade com a ampliação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Marli Rosa da Silva. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as áreas da Saúde e da Educação, fortalecendo a equipe multiprofissional e assegurando mais qualidade no atendimento a crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal de Ensino.
O principal objetivo do CAEE é atender estudantes com deficiência, transtornos específicos de aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades ou Superdotação, garantindo acompanhamento especializado e apoio pedagógico para o pleno desenvolvimento dos alunos.
Compromisso com a Educação Inclusiva
A ação está fundamentada na Política Municipal de Educação Especial e Inclusiva, que será implementada de acordo com princípios fundamentais, entre eles:
a aprendizagem, convivência social e respeito à dignidade como direitos humanos;
o reconhecimento da diversidade e a não discriminação;
a compreensão da deficiência como fenômeno sócio-histórico-cultural, e não apenas médico-biológico;
a promoção da autonomia, potencialidades e criatividade dos estudantes, respeitando ritmos e formas de aprendizagem;
a transversalidade da Educação Especial em todas as etapas da Rede Municipal, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA);
a institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do Projeto Político Pedagógico das escolas;
o fortalecimento de um currículo emancipatório, inclusivo e articulado à vida cotidiana dos educandos;
a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, assegurando atenção integral;
o direito à brincadeira e às múltiplas interações no ambiente escolar como elementos da identidade das crianças;
os direitos de aprendizagem que respeitam valores culturais, étnicos, de gênero e artísticos;
o direito à educação ao longo da vida, à qualificação e inserção no mundo do trabalho;
e a participação ativa do estudante, de sua família e da comunidade, em consonância com a gestão democrática.
Um novo tempo para a Educação em Arcos
Durante a solenidade de ampliação, o prefeito Dr. Wellington Roque destacou a importância da iniciativa:
“Estamos avançando na construção de uma cidade mais justa e inclusiva. A ampliação do Centro de Atendimento Educacional Especializado é uma conquista para toda a comunidade escolar e para as famílias, pois assegura igualdade de oportunidades e o direito de aprender. Juntos por um novo tempo.”
Inclusão como prática cotidiana
A ampliação do CAEE Marli Rosa da Silva reafirma o compromisso do município com a inclusão, promovendo não apenas um espaço de apoio pedagógico, mas também uma rede de cuidado que une professores, profissionais da saúde, famílias e comunidade.
Arcos se fortalece, assim, como referência em políticas públicas inclusivas, garantindo que cada estudante tenha acesso às condições necessárias para desenvolver suas potencialidades e participar ativamente da sociedade.
Comente