Nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, o 6º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente (6º Pel PM MAmb) realizou uma importante expedição técnica e operação embarcada no leito do rio São Francisco, com foco na fiscalização ambiental e no combate à pesca predatória.

A ação contou com a presença do comandante do pelotão, 1º Tenente Andreote, do promotor de Justiça da Comarca de Lagoa da Prata, Dr. Pedro Henrique Pereira Correia, e de outros representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A expedição teve como objetivo observar áreas de preservação permanente, proteger a ictiofauna e fiscalizar os recursos naturais da região.

Durante a operação, foram percorridos trechos do rio que abrangem os municípios de Iguatama, Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata e Moema, com vistorias em ranchos e acampamentos instalados às margens do rio. Como resultado, foram presos quatro indivíduos por prática de pesca predatória.

Foram apreendidos:

Continua após a publicidade

31 redes de pesca;
05 molinetes;
05 caniços utilizados irregularmente.

A operação contou com um efetivo de 12 militares, distribuídos em 05 viaturas e 03 embarcações, reforçando o compromisso da Polícia Militar de Meio Ambiente com a proteção dos recursos naturais e o cumprimento das leis ambientais.