Na tarde desta terça-feira (09/09), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem e mata ciliar na zona rural de Lagoa da Prata, na região do bairro Mangabeiras. O Corpo de Bombeiros Militar de Arcos foi acionado por volta das 12h24 para conter as chamas, que se alastraram rapidamente por cerca de 200 metros de extensão.

A queima superficial foi impulsionada pelas condições de vento, aumentando o risco de propagação. Para conter o fogo, a guarnição utilizou técnicas de combate direto, com abafadores, bombas costais, soprador e aproximadamente 1.000 litros de água. Os trabalhos duraram cerca de três horas, incluindo o rescaldo, até a extinção completa do incêndio.

A estimativa da área queimada chega a 75 hectares, mas, felizmente, não houve registro de feridos nem de danos a edificações. A ocorrência contou com apoio do SAAE, da Polícia Ambiental e de funcionários da fazenda atingida.

Durante os trabalhos, a Polícia Ambiental conseguiu identificar e prender o responsável pelo início do incêndio, reforçando o compromisso com a responsabilização de crimes ambientais.

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros alerta sobre a importância da adoção de medidas preventivas, como a abertura de aceiros, principalmente durante o período de estiagem, para evitar a rápida propagação de focos de incêndio.

Em caso de emergência, o número de contato é o 193.