O Prêmio Educador Inspirador foi uma ação da Secretaria Municipal de Educação Arcos e teve o objetivo de valorizar, divulgar e premiar práticas docentes exitosas que contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Entende-se por práticas docentes exitosas aquelas que por meio de projetos ou sequências didáticas relevantes ao processo de desenvolvimento dos estudantes proporcionem a eles momentos de uma aprendizagem significativa.

O Prêmio homenageou a saudosa professora da rede municipal Maria da Conceição de Paula Amin, que inspirou muitos com seus projetos e práticas inovadoras enquanto exerceu sua função como docente.

O concurso direcionado aos docentes da rede municipal, contou com 7 categorias, Educação Infantil Creche, Educação Infantil 1º e 2º período, Ensino Fundamental 1 , 1º e 2º ano, Fundamental 1, 3º ao 5º ano, Fundamental 2, 6º ao 9 º ano, Educação Especial, professor de Apoio, Supervisor Escolar e foram 9 participantes premiados, 8 professores e uma supervisora Escolar.

Os projetos inscritos foram analisados pelo corpo de jurados formado pelos membros da ALARC – Academia de Letras de Arcos. Eles não tiveram acesso aos nomes dos inscritos, pois, nos trabalhos constavam apenas seus pseudônimos. Os critérios avaliados, de acordo com edital, foram: Inovação da prática, metodologia utilizada e impactos educacionais.

Continua após a publicidade

A premiação aconteceu na Casa de Cultura, na noite de 22 de outubro e contou com a presença de familiares, amigos dos vencedores e comunidade escolar, que foram prestigiar os educadores que tiveram suas práticas pedagógicas premiadas. Também estiveram presentes o prefeito Municipal Wellington Roque, Vânia Maria, representando a família de Conceição Amin, o presidente do Sicoob Arcomcredi, Rosalvo Cunha e seus assessores que gentilmente fizeram a doação dos prêmios para os vencedores.

O prêmio inédito na rede municipal, foi um momento único e inesquecível para todos que estiveram presentes. Valorizar os profissionais da educação é algo que deve acontecer cotidianamente e o compartilhamento de boas práticas só faz crescer a qualidade da educação. Os educadores premiados foram:

Categoria 1 - Creche - Juliane Fernanda de Freitas Sousa
Categoria 2 - 1º e 2º Período - Jaqueline Maria Paulino Soares
Categoria 3 - 1º e 2º anos - Janaina Souza Nascimento Naves
Categoria 3 – 1º e 2º ano - Eventual/Recuperadora - Maria Clara da Silva Nunes Sampaio
Categoria 4 - 3º ao 5º - Michele Araújo da Silva Alcântara
Categoria 4 – 3º ao 5º ano - Biblioteca- Daiziane Medeiros Barbosa
Categoria 5 - 6º ao 9º - Luciana Aparecida Alves Ferreira Melo
Categoria 6 - Educação Especial - Cristiano Porto
Categoria 7 - Supervisora- Maria Abadia de Deus Arantes

Continua após a publicidade