Capacitar profissionais da educação para atuar numa prática pedagógica comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e com os princípios da educação antirracista. Essa é a proposta da Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais ofertada gratuitamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O processo seletivo para ingressar na pós-graduação no primeiro semestre de 2026 está com inscrições abertas.
Os interessados devem acessar o endereço www.ifmg.edu.br/bambui para ler o edital e se inscrever. O prazo termina em 1º de dezembro. Podem concorrer a uma das 26 vagas ofertadas no processo seletivo professores, pedagogos entre outros profissionais de nível superior formados em qualquer área de conhecimento.
O curso é ofertado integralmente na modalidade EaD e tem carga horária total de 420 horas. As disciplinas estão distribuídas em três semestres, sendo 360 horas de matérias obrigatórias e optativas e 60 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O programa proporciona formação aprofundada e crítica sobre as temáticas de educação e relações étnico-raciais.
O processo de seleção será realizado em três etapas. As duas primeiras consistem na comprovação do tempo de trabalho em instituições escolares. Já na terceira, os candidatos deverão enviar, no momento da inscrição, um vídeo de apresentação gravado conforme as orientações contidas no edital 1029/2025.
A especialização se apresenta como uma importante oportunidade para educadores que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos acerca das relações étnico-raciais, contribuindo para uma atuação educativa que promova equidade, respeito à diversidade e justiça social. Demais informações podem ser consultadas no site do IFMG.
Comente