Há dias estamos recebendo indagações sobre uma possível paralização das obras de captação de água do Rio Candonga, por parte da COPASA na cidade de Arcos.

A preocupação surge tendo em vista que agora estamos entrando em um periodo de estiagens.

O problema da falta d'água assombra a cidade, que viveu nos últimos anos, periodos de racionamento, sacrificando os moradores de diversas regiões da cidade.

Entramos em contato com a COPASA, solicitando informações sobre o andamento das obras de captação do Rio Candonga e outras ações da empresa no município de Arcos.

Continua após a publicidade

A assessoria de comunicação prontamente nos respondeu na nota a seguir:

"A Copasa informa que está aguardando a emissão do licenciamento ambiental pelos órgãos competentes para dar início às obras da captação no rio Candonga, em Arcos. A nova captação terá uma capacidade de vazão de 50 litros por segundo.

Com recursos da ordem de R$ 7 milhões, além da nova captação, estão sendo realizadas obras de melhorias na estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA), com a aquisição de novos maquinários e a implantação de cerca de 6,5 quilômetros de redes adutoras que conduzirão a água captada no rio Candonga à ETA.

Continua após a publicidade

Além disso, para reforçar o abastecimento do município até a conclusão do novo sistema, a Copasa incorporou poços profundos ao sistema de abastecimento que podem ser colocados em operação a qualquer momento, como forma de suprir eventuais reduções de vazão dos mananciais superficiais. Esses poços, juntamente com a nova captação, garantirão o atendimento da população da cidade pelos próximos anos, mesmo nos períodos de estiagem.

A Companhia esclarece, ainda, que foi concluída a implantação dos sistemas de abastecimento em Boca da Mata e Calciolândia, distritos de Arcos. Em ambos os locais, foram perfurados e equipados poços profundos e implantados reservatórios elevados, adutoras, redes de distribuição e ligações prediais. Com um investimento de mais de R$ 1,7 milhão, estas obras possibilitaram o atendimento com água tratada a toda população dessas localidades."

Continua após a publicidade