A Prefeitura de Pains realizou, na última quarta-feira (20/05), o 1º Seminário Maio Laranja, iniciativa voltada à conscientização e ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento aconteceu no Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza, às 19h, reunindo profissionais da rede de proteção, autoridades e membros da comunidade.

A abertura foi conduzida pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria da Consolação Melo. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra da psicóloga Kelem Cristina Lopes de Souza, referência técnica no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência no município de Piumhi.

Com o tema “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: reconhecer para prevenir e combater”, a palestrante abordou aspectos fundamentais para identificação de sinais — muitas vezes silenciosos — de possíveis situações de violência.

Continua após a publicidade

Durante a apresentação, foram destacadas orientações importantes para ampliar o olhar da sociedade, fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia de casos suspeitos.

A campanha Maio Laranja faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento desse tipo de crime.

A mobilização também utiliza a simbologia do semáforo como ferramenta de alerta e conscientização, coincidindo com o período em que é celebrada a Semana Nacional do Trânsito.

Continua após a publicidade