A Prefeitura de Pains, no Centro-Oeste de Minas Gerais, iniciou nesta terça-feira (20) a segunda etapa do Programa Arboriza Pains, iniciativa criada em 2025 com o objetivo de ampliar a arborização urbana, valorizar os espaços públicos e contribuir para a qualidade de vida da população.
O plantio das novas mudas começou pela Rua Vereador Pedro de Paula, que receberá exemplares de ipê-rosa, espécie conhecida pela beleza de sua floração. Além de contribuir para a paisagem urbana, as árvores proporcionarão, ao longo de seu desenvolvimento, benefícios como sombra, conforto térmico e melhoria da qualidade do ar.
O prefeito Itamar Rafael de Castro acompanhou o início dos trabalhos ao lado da secretária municipal de Meio Ambiente, Liliam Souza, e participou do plantio de uma das mudas.
De acordo com a administração municipal, esta nova etapa também contempla o plantio de árvores no Centro Municipal de Saúde, no Posto de Saúde do bairro Alvorada e nas escolas municipais Professor João Batista Rodarte e José Maria da Fonseca.
Desde sua implantação, o Programa Arboriza Pains já realizou o plantio de mudas em 22 pontos da cidade, contribuindo para a preservação ambiental, a melhoria da paisagem urbana e a conscientização sobre a importância da arborização.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura voltadas ao desenvolvimento sustentável, buscando proporcionar espaços públicos mais agradáveis e incentivar a participação da população nos cuidados com o meio ambiente.
Moradores também podem solicitar o plantio de árvores
Os moradores interessados em receber uma muda para plantio em sua rua podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na sede administrativa do Parque Dona Ziza.
Outra opção é preencher o formulário do Programa Arboriza Pains, disponível nos destaques do Instagram oficial da Prefeitura de Pains, na seção “Arboriza Pains”.
A participação da comunidade é fundamental para ampliar a arborização do município e contribuir para uma cidade mais verde e sustentável.
Comente