São muitos os jovens que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho e com muitas dúvidas sobre sua carreira, e isso é absolutamente normal, com isso, alguns questionamentos começam a surgir:

É possível conciliar o que eu gosto com algo que dá dinheiro?

Devo escolher algo que realmente me interessa ou o que está em alta no mercado?

Essas são apenas algumas perguntas que passam na cabeça de quem está definindo sua carreira e as dificuldades são reais, mas a boa notícia é que é possível driblar essas dificuldades e eu vou te dar algumas dicas:

Continua após a publicidade

Observe seus gostos e aptidões:

Eles são muito importantes na escolha da sua carreira – se você fizer o que ama, o resultado financeiro vem por consequência. Agora, pesquise bastante sobre a carreira que te interessa, isso vai te dar uma noção melhor de como é o dia-a-dia da profissão para tomar a melhor decisão.

Pesquise o mercado:

Continua após a publicidade

Tenha em mente que algumas profissões que já estiveram em seu auge, hoje se tornaram praticamente extintas.  Entretanto, com a disrupção tecnológica, chegaram as chamadas “profissões do futuro” — e uma delas pode estar alinhada aos seus objetivos, mas não se esqueça de que é primordial que esteja de encontro com seus gostos, sobretudo com seu propósito de vida. O principal: escolha algo que você realmente vai amar fazer!

No processo seletivo:

Chegue no horário e vista-se adequadamente - não me refiro a roupas caras, mas a vestimentas que estejam de acordo com o local de trabalho que você busca fazer parte. Seja discreto(a), não use nada extravagante em roupas, acessórios ou perfumes.

Continua após a publicidade

Seja sincero - olhe seu recrutador nos olhos, mantenha-se calmo e nunca minta. Conheça seus pontos fortes e fracos, essa conduta deixa claro que o profissional agirá da mesma forma em seu ambiente de trabalho. Caso você não tenha a qualificação exigida para a vaga, seja verdadeiro e demonstre seu interesse em se capacitar, caso isso realmente faça sentido para você.

Falar e escrever bem é essencial - uma boa comunicação, com pronúncia adequada, tom de voz respeitoso e assertividade, garantem que o candidato apresente suas habilidades e competências para o cargo, evite gírias e vícios de linguagem.

Trabalhe bem em grupo - caso você participe de uma dinâmica de grupo, não interrompa seus colegas, o segredo é conseguir deixar as pessoas se expressarem normalmente e envolver-se na tarefa, expondo suas ideias de forma respeitosa e confiante, seja empático.

Continua após a publicidade

5 – Conheça a empresa e mostre-se interessado - visite sites, redes sociais, converse com pessoas que trabalham na empresa para conhecer e entender se, de fato, você se interessa em fazer parte do time.

Desenvolva seu autoconhecimento e autoconfiança, acredite na sua capacidade de realizar o trabalho e conquistar a vaga. Invista sempre nas suas capacitações técnicas (chamadas de Hard Skills) e nas suas capacidades humanas (conhecidas como Soft Skills). Lembre-se sempre que, estamos vivendo tempos de “Life long learning”, aprendizado a vida toda, isso vai te ajudar a conquistar a carreira dos seus sonhos.