Na tarde da última sexta-feira (11/07), a administração da Lagos, recebeu na sua sede, um grupo especial de convidados para o 1º Café com Histórias E Memórias de Calciolândia.
A ação faz parte do projeto de pesquisa para o desenvolvimento do livro e do documentário sobre a história de Calciolândia, que está sendo preparado pela Lagos em parceria com Instituto Agronelli.
O grupo é composto por moradores, ex-moradores e pessoas que trabalharam em empresas, escolas e fazendas da Vila Calciolândia, e que se dispuseram a contribuir com informações para projeto, e que consequentemente terão também seus nomes eternizadas no livro.
Os convidados levaram acervos pessoais compostos de fotos, vídeos, recortes de jornais e revistas para uma dinâmica, onde todos puderam apresentar seus materiais e contar suas histórias, vivências e curiosidades sobre Calciolândia e seu povo.
Os arquivos físicos permitiram um contato tátil e sensorial, intensificando a conexão com as memórias do local, das pessoas e dos eventos, reavivando as experiências vividas e despertando no grupo, as mais diversas emoções como: alegria, nostalgia e saudades.
Muitas lembranças e histórias interessantes foram compartilhadas e em breve estarão no livro e no documentário.
A professora Selma além de fotos, levou também parte do seu rico acervo de peças que foram usadas nos desfiles cívicos, pelos alunos das antigas escolas de Calciolândia.
São relíquias que marcaram uma geração e deixaram lindas recordações.
"Para nós da Lagos é uma honra poder fazer parte da história de Calciolândia há 21 anos, e uma grande alegria, poder viabilizar um livro e um documentário sobre a vila," ressalta Galvão, diretor da Lagos, que veio de Belo Horizonte com a esposa Ana, especialmente para o encontro.
Participaram também do evento, os gestores da empresa: Osvander, Reinaldo, Saulo e Miller. Na condução dos trabalhos estavam consultora de Marketing da empresa, Simône Fernandes e dois profissionais da Agronelli, os professores Evaldo e Lenita.
O lançamento do material está previsto para dezembro deste ano em Calciolândia.
SOBRE A REATIVAÇÃO DA CAPELA DE SÃO MIGUEL EM CALCIOLÂNDIA
Desde agosto de 2024, a Lagos tem trabalhado na busca de soluções e parcerias para que a Capela de São Miguel de Calciolândia possa ser reativada.
Construída há mais de setenta anos, a capela abriga nos seu jardim o túmulo onde estão sepultados Dr Donato Andrade ( 1979), Dr Maurício Andrade (2011) e Rita Andrade 2014.
Por solicitação da Lagos, diversos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura visitaram a edificação para analisar as condições e detectaram que a parte estrutural está muito comprometida.
A Lagos segue em busca de parcerias que viabilizem, no futuro, a possível reforma da Capela de São Miguel, o que poderá permitir que a comunidade volte a receber as tradicionais celebrações religiosas.
Comente