Na tarde de sexta-feira (01/08), o Corpo de Bombeiros Militar de Arcos atuou no combate a dois focos de incêndio em vegetação no município de Iguatama/MG. As ocorrências foram registradas nas margens da BR-354, em frente ao Parque de Exposições, e também nas proximidades da subestação da CEMIG, áreas que exigiram atenção redobrada devido ao risco de propagação das chamas.

Ao chegarem ao local, as equipes se depararam com uma grande quantidade de vegetação seca, que favoreceu a rápida expansão do fogo. As chamas colocavam em risco a visibilidade dos motoristas que transitavam pela rodovia, além de ameaçarem propriedades rurais próximas.

A pronta resposta dos militares, com uso de técnicas de combate direto e equipamentos como abafadores, sopradores e linhas de mangueira, foi essencial para controlar os incêndios e evitar maiores prejuízos. Uma viatura específica de combate a incêndios também deu suporte à operação.

O Corpo de Bombeiros reforça que a prática de queimadas é perigosa e constitui crime ambiental, conforme prevê a Lei 9.605/1998. A população deve evitar qualquer ação que possa iniciar focos de incêndio e, ao identificar uma situação de risco, acionar imediatamente o número de emergência 193.

Continua após a publicidade