Neste domingo (5/10), é o último dia do FLIArcos 2025 – 1º Festival de Literatura de Arcos, um marco histórico na valorização da literatura, cultura e identidade arcoense. Durante três dias, a cidade respirou arte, letras e emoção, com uma programação diversificada e inclusiva, que uniu escritores, estudantes, músicos, artistas e toda a comunidade.

Promovido pela ALARC – Academia de Letras de Arcos, com apoio da Prefeitura Municipal de Arcos, o FLIArcos mostrou a força da produção cultural local e abriu espaço para novas vozes e talentos da região.

A beleza da organização foi um dos pontos altos do festival, que encantou o público ao mesclar diversas expressões de arte e cultura, como literatura, música, teatro, dança, artes visuais, performances e muito mais. Oficinas, palestras, rodas de conversa, exposições, lançamentos de livros, apresentações artísticas e intervenções urbanas compuseram uma agenda intensa e rica, celebrando o poder transformador da arte em suas múltiplas formas.

O festival contou ainda com o importante apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, além de parcerias institucionais com o Sicoob Arcomcred, Sicoob União Centro-Oeste e diversos colaboradores locais. Toda a programação foi gratuita e preparada com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), reafirmando o compromisso com a inclusão e a democratização da cultura.

Continua após a publicidade

O encerramento do FLIArcos marca não apenas o fim de um evento, mas o início de um novo capítulo para a literatura em Arcos. Mais uma semente foi plantada, principalmente pelas mãos da ALARC — e dela nascerão novos leitores, escritores e promotores da cultura em nosso município.