Uma operação integrada da Polícia Militar de Minas Gerais resultou na apreensão de 174 quilos de maconha, uma arma de fogo e na desarticulação de uma quadrilha com atuação internacional no tráfico de drogas, com ações concentradas nos municípios de Formiga e Alfenas.
Na tarde de sexta-feira (24/01), durante recobrimento em Formiga, militares da 7ª Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado receberam informações sobre a negociação de grande quantidade de entorpecentes na cidade. Com apoio do serviço de inteligência, dois veículos suspeitos — um Uno Vivace e um Hyundai HB20 — foram interceptados no bairro Jardim Califórnia.
Ao perceber a aproximação policial, o condutor do HB20 tentou fugir, mas foi abordado. Os dois ocupantes do veículo foram presos no local. Na sequência, o condutor do Uno Vivace também foi abordado, sendo localizados 30 quilos de maconha, acondicionados em barras no interior do automóvel. Conforme apurado, a droga havia sido repassada pelos ocupantes do HB20, emplacado em Alfenas.
Dando continuidade às diligências, com apoio de militares do 64º Batalhão de Polícia Militar, pertencente à 18ª Região da Polícia Militar, foi identificado um sítio em Alfenas onde estaria armazenado o restante do entorpecente.
No local, durante a intervenção policial, dois indivíduos tentaram fugir. Um deles foi interceptado em uma residência vizinha. O outro entrou em confronto com os militares e, após reagir à abordagem, foi neutralizado. Com ele foram apreendidos uma pistola calibre 9mm e munições. O suspeito foi socorrido com vida ao Hospital Universitário Alzira Veloso, mas não resistiu aos ferimentos.
Com o auxílio do cão de faro Black, os militares localizaram no sítio mais 130 quilos de maconha, além de caderno de anotações do tráfico e duas balanças de precisão.
Ao todo, três homens, de 20, 24 e 25 anos, foram presos em Formiga por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em Alfenas, um quarto suspeito, de 49 anos, também foi preso; ele possui registros por tráfico internacional de drogas. O quinto envolvido, também de 49 anos, que morreu durante a ação, era foragido da Justiça, considerado de alta periculosidade e possuía extensa ficha criminal.
Nenhum militar ficou ferido durante a operação. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia em Formiga, e os veículos utilizados pelos envolvidos foram removidos para pátio credenciado.
Comente