Na manhã dessa terça-feira (27/01), em atendimento a denúncia anônima referente à prática de rinha de galos, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Primeira Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente (1ª Cia. PM MAmb.), desarticulou um espaço onde ocorria a prática criminosa. Um homem de 31 anos, foi preso e assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Os militares compareceram em uma residência na zona urbana de Pedra do Indaiá. Durante a fiscalização, foi constatado que os animais se encontravam desprovidos de suas necessidades básicas (água e alimentação), alojados em espaço inadequado (sujo e de dimensões reduzidas), sendo que alguns apresentavam mutilações nas esporas, lesões na pele e na crista. Ainda durante a fiscalização, foram encontrados seringas, medicamentos, esporas, biqueiras de borracha e uma arena de treinamento.

Os materiais utilizados foram destruídos e destinados ao Aterro Sanitário. Quatro galos combatentes foram apreendidos e destinados à Fazenda Laboratório da UNIFOR/MG, para receberem tratamento adequado e passar por processo de ressocialização.