De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o setor, Minas Gerais reúne 3.172 pizzarias ativas, valor que corresponde a 8,6% dos 36.568 estabelecimentos em funcionamento no Brasil. Conforme o levantamento, o estado é responsável por produzir 218.868 redondas por dia, o que equivale a 9.119,5 pizzas por hora e 152 por minuto.

O estudo Mercado de Pizzarias 2024 também aponta que, no último ano, com 383 inaugurações, Minas Gerais foi o segundo estado do Brasil a abrir mais unidades, atrás apenas de São Paulo, que implantou 1.135 lojas. Os números do território mineiro revelam um crescimento de 10,9% em relação a 2023, quando o total de pizzarias ativas no estado foi de 2.859.

Municípios com mais pizzarias em Minas Gerais
Como novidade, o relatório da Apubra trouxe o ranking das cidades que concentram o maior número de pizzarias ativas. No estado, Belo Horizonte detém 17,59% das operações da região, contabilizando 558 unidades. A capital foi seguida por Uberlândia com 145 estabelecimentos (17.36%), Contagem com 135 (4,26%), Juiz de Fora com 105 (3,31%) e Ipatinga com 78 (2,49%). A lista  também cita municípios como Uberaba com 72 pizzarias (2,27%), Montes Claros com 61 (1,92%), Poços de Caldas com 54 (1,70%), Betim com 53 (1,67%) e Pouso Alegre com 47 estabelecimentos (1,48%).

Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, os dados indicam que Minas Gerais se destaca não só pelo volume de operações e produção, como também pelo potencial de expansão do setor. “Os números do mercado de pizzaria mineiro são bastante otimistas e evidenciam o dinamismo do segmento no estado, de modo que enxergamos uma capacidade sólida de expansão do empreendedorismo local, que alia tradição gastronômica e novas oportunidades de negócios”, afirma o executivo.

Continua após a publicidade

Com o objetivo de fomentar ainda mais esse movimento de crescimento, a Apubra promoveu, no último mês, o Pizza Tour Minas Gerais, em Belo Horizonte. O encontro reuniu especialistas e empresários do setor para debates sobre tendências, estratégias de fidelização de clientes, diferenciais competitivos e as principais oportunidades do mercado mineiro. “O Pizza Tour reforça nossa missão de apoiar o desenvolvimento do setor, criando um ambiente de troca de conhecimento e preparando o empreendedor para inovar e crescer com eficiência. Minas Gerais tem se mostrado um polo estratégico para o segmento e queremos estar cada vez mais próximos desse ecossistema”, comenta Goulart.

Ademais, sobre os dados de Minas Gerais, o relatório fornece um panorama do mercado nacional de pizzarias que, em 2024, com a inauguração de 3.867 lojas, registrou crescimento de 7,5%. No recorte regional, o Sudeste se destacou com a concentração de 51% dos estabelecimentos ativos do país e foi seguido pelo Sul com 20%, Nordeste com 16%, Centro-Oeste com 9% e Norte com 4%.

No âmbito nacional, o estudo também aponta avanços consistentes. Somente em 2024, foram inauguradas 3.867 pizzarias em todo o Brasil, o que representa um crescimento de 7,5% do setor. O cenário confirma a força do segmento e evidencia sua capacidade de continuar crescendo de forma sustentável em diferentes regiões do país.

Continua após a publicidade

Metodologia

A quarta edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como objetivo mapear o setor, considerando pontos como: distribuição geográfica, número de estabelecimentos ativos, porte das empresas, além de aberturas e fechamentos. Os dados foram obtidos a partir de fontes oficiais do governo, incluindo empresas cadastradas na Receita Federal em situação ativa até dezembro de 2024. A pesquisa também contou com análise qualitativa conduzida pela Apubra, que adotou como critério avaliar apenas negócios identificados como “pizzaria” na Razão Social ou Nome Fantasia, enquadrados no CNAE 56 e classificados nos portes ME, EPP e LTDA.

Sobre a Apubra

Continua após a publicidade

Criada há 23 anos, a Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área.